MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

O Curso

Última modificação: Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

O Curso Técnico em Edificações é oferecido nas seguintes modalidades:

I – Integrada; 

II – Concomitante;  

III – Subsequente;

Curso Técnico Integrado

O curso técnico integrado tem duração de 3 anos (mais estágio), e é realizado no período integral. Nesta modalidade, o aluno cursa tanto o ensino médio quanto o curso técnico no CEFET.

Curso Técnico Concomitante

O curso técnico concomitante tem durações de 2 anos (mais estágio), e é realizado no período noturno (aulas de 19:00 às 22:30 de segunda a sexta-feira). Nesta modalidade, o aluno cursa o ensino médio em qualquer outra escola durante o dia, e faz o curso técnico no CEFET à noite.

Curso Técnico Subsequente

O curso técnico subsequente tem durações de 2 anos (mais estágio), e é realizado no período noturno (aulas de 19:00 às 22:30 de segunda a sexta-feira). Nesta modalidade, o aluno já cursou o ensino médio e faz o curso técnico no CEFET à noite.

O que o Aluno irá aprender:

Elementos de Estruturas – Operações numéricas. Matemática financeira. Estudo de Funções. Operações com ângulos. Geometria métrica plana. Sistemas de medida. Estática dos Pontos Materiais no plano. Propriedades geométricas das seções planas. Estática dos corpos rígidos planos. Forças internas em estruturas isostáticas planas. Estudo das treliças planas. Estudo das tensões.

Materiais de Construção – Materiais cerâmicos. Gesso. Materiais plásticos. Materiais metálicos ferrosos e não ferrosos. Vidros. Madeira. Tintas e Vernizes. CBUQ (Concreto Betuminoso usinado a Quente).

Projeto Técnico e Arquitetônico – Introdução ao desenho técnico. Introdução ao desenho geométrico. Escala. Dimensionamento. Projeção ortogonal. Perspectivas. Desenho arquitetônico. Comunicação vertical.

Tecnologia das Construções – Trabalhos preliminares. Implantação da obra. Fundações. Impermeabilização. Estrutura. Vedação. Forros. Cobertura. Esquadrias. Revestimento. Pintura.

Topografia – Conceitos fundamentais da topografia. Divisão da topografia. Unidade de medidas. Goniologia. Processos de medidas lineares. Estação topográfica. Planimetria. Altimetria. Projeto de terraplenagem. Representação planialtimétrica.

Inovação e Empreendedorismo – O processo empreendedor. Comunicação e negociação empresarial. Marketing. Cultura Empreendedora. Inovação. Feira de Negócios.

Estruturas – Fundamentos e princípios gerais do projeto estrutural em concreto armado. Lajes maciças de concreto armado. Esforços solicitantes nas lajes: reações de apoio e momentos utilizando as tabelas. Vigas de concreto armado. Pilares. Fundações. Outros tipos de estruturas.

Instalações Prediais – Normas, materiais, simbologia e terminologia. Instalações elétricas prediais. Projeto de redes e tubulações de telefone. Desenho de um projeto de instalações elétricas. Instalações hidráulicas prediais e respectivas normas técnicas. Materiais empregados. Instalações prediais de água fria. Instalações prediais de água quente. Instalações prediais de esgoto sanitário. Instalações prediais de águas pluviais. Instalações Prediais de prevenção contra incêndio. Instalações prediais de GLP.

Materiais Cimentícios – Propriedades dos materiais. Cimento. Cal. Agregados. Concreto. Aditivos e adições. Argamassas.

Legislação e Segurança no trabalho – Legislação federal. Legislação municipal. O direito na vida profissional. Normas de segurança no trabalho.

Mecânica dos Solos – Introdução à mecânica dos solos. Investigação geotécnica. Índices físicos. Textura dos solos. Plasticidade e consistência. Compactação do solo. Hidráulica dos solos. Pressões atuantes no solo. Resistência ao cisalhamento. Estabilidade de taludes. Adensamento.

Planejamento, Orçamento e Controle de Obras – Planejamento de obra. O projeto como empreendimento. Estrutura analítica do projeto. Licitação. Gerenciamento. Identificação dos serviços e quantidades. Composição de custos. Preço de venda. Acompanhamento e controle.

Projeto Arquitetônico Assistido Integrado – Desenho digital. Elaboração e etapas do projeto arquitetônico. Desenvolvimento de projeto arquitetônico residencial unifamiliar. Acessibilidade (NBR 9050/2004) e detalhamento. Integração de projetos: projeto arquitetônico unifamiliar. Projeto hidrossanitário: projeto e detalhamento. Projeto elétrico e telefônico. Projeto estrutural – projeto e detalhamento. Projeto de fundações. Integralização dos projetos.

Formas de Ingresso

A entrada de alunos é realizada anualmante pela COPEVE (https://copeve.cefetmg.br/). O candidato que deseja ingressar no curso técnico em edificações precisa ficar atento ao lançamento do edital, que ocorre geralmente no segundo semestre do ano. Anualmente são disponibilizadas, geralmente, 36 vagas para o curso técnico integrado(período integral) e mais 36 para o curso técnico subsequente mais concomintante(período noturno).

Normalmente a seleção é feita por uma prova composta por questões de nível fundamental.

Apresentação do Curso Técnico em Edificações do CEFET-MG Campus Araxá