Estágios
Última modificação: Terça-feira, 12 de dezembro de 2023
Fluxograma instrucional para realização de estágio obrigatório

O fluxograma, com os links “clicáveis” e em melhor definição, pode ser melhor visualizado clicando no link a seguir:
Documentos importantes sobre o estágio
As normas, assim como as incrições, sobre os estágios podem ser encontrados no site: https://cefetcarreiras.com.br/estagio/
Formas de realização do estágio
O Estágio Supervisionado poderá ser cumprido em uma das seguintes formas:
I – Estágio Empresarial: refere-se às atividades que o aluno poderá realizar em entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, conveniadas com o CEFET-MG, abrangendo o eixo tecnológico e as áreas dos cursos técnicos ofertados pela instituição.
II – Estágio com interveniência de agente de integração: refere-se às atividades que o aluno poderá realizar em entidades públicas ou privadas, mediante a intermediação de agente de integração, conforme condições previstas na Lei 11.788/2008.
III – Emprego Formal: refere-se ao trabalho correlacionado à área de formação técnica exercido em entidades públicas ou privadas, com vínculo formal, regido pelas normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou por regime estatutário, inclusive autônomos e empresários, desde que devidamente comprovados;
IV – Atividades de ensino, pesquisa ou extensão: referem-se às atividades desenvolvidas em programas regulamentares:
a) reconhecidos pela Instituição, vinculados às Diretorias de Educação Profissional e Tecnológica (DEPT), Diretoria de Graduação (DIRGRAD), Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC), Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (DPPG), pela Diretoria de Desenvolvimento Estudantil (DDE).
b) ofertados por outras instituições de ensino técnico ou superior, desde que a instituição concedente ateste a participação do estudante na condição de aluno do CEFET-MG.
c) ofertados por instituições estrangeiras com as quais o CEFET-MG tenha termo de cooperação para mobilidade de alunos da EPTNM, desde que o aluno seja aprovado em edital de seleção específico da Secretaria de Relações Internacionais (SRI).
Acompanhamento e avaliação do estágio
As atividades de acompanhamento acadêmico e avaliação do Estágio Supervisionado são de responsabilidade do professor orientador e constam de:
I – Reuniões de Avaliação de Estágio (RAE); (São 2 RAE’s. Na 1º, o aluno faz uma apresentação oral de aproximadamente 5 minutos sobre o estágio, a rotina, os deveres e as responsabilidades. Na 2º, é realizada uma apresentação de 20 minutos, com o uso de slides, mostrando as atividades desenvolvidas durante o estágio).
II – Relatório Técnico Final (RTF);
III – Seminário de Conclusão dos Cursos da Educação Profissional e Tecnológica (SECLEPT).
Importante: A data-limite de entrega do Relatório Técnico Final (RTF) será de, no máximo, 60 (sessenta) dias após o cumprimento da carga horária prevista no PPC.
Ainda tem dúvidas sobre o estágio? Entre em contato com a coordenação.